Mudança de clima pode trazer de volta à Terra répteis pré-históricos

Já pensou estar andando por aí e dar de cara um dinossauro? Nem em sonho? Pois esse tipo de fenômeno poderá acontecer por conta do descuido com nosso planeta.

De acordo com alguns pesquisadores, em pouco tempo, nosso planeta voltará a ter um clima propício para que grandes predadores reapareçam. E eles falam de animais extintos há milhões de anos.

Publicada na conceituada revista Nature Communications, a pesquisa focou na linhagem particular dos répteis pseudosuchias. E os especialistas afirmam que essa espécie em especial se desenvolveu muito rapidamente em tempos de umidade e temperatura elevadas.

O que eles temem, após esse estudo, é que esse tipo de predador, que foi extinto aos poucos, voltem a aparecer. Para isso, acreditam que seria necessária uma “evolução” dos crocodilos atuais, os que “sobraram” desse tipo de réptil.

Para eles, se o clima na Terra aumentar significativamente nos próximos anos, o que deverá acontecer, a área de sobrevivência desses crocodilos crescerá. Dessa forma, a evolução esperada poderá acontecer e deixará esses animais no topo da cadeia alimentar.

Os pesquisadores afirmam que, para evitar tal destino, a humanidade precisa retardar o máximo possível esse tipo de aquecimento. Para isso, é necessário maior controle sobre a liberação de agentes poluentes, além, é claro, de manutenção das florestas, destruídas pelo desmatamento. Ou, em breve, poderemos ser presas de répteis gigantescos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário