TRIGO



O trigo faz parte do cardápio humano há milênios, e é citado várias vezes inclusive na Bíblia. Recentemente, no entanto, o cardiologista americano William Davis publicou o livro Barriga de Trigo (no Brasil, pela Editora Martins Fontes), onde afirma que o trigo na atualidade é o agravante de males tipo obesidade, diabetes, doenças cardíacas e intestinais. A obra ficou por cinquenta semanas entre as dez mais lidas na lista do jornal The New York Times.

Segundo o dr. William Davis, o problema atual é derivado de mudanças genéticas sofridas pelo trigo nas últimas cinco décadas. Tudo teria começado com os experimentos do geneticista Norman Borlaug, que cruzou diversas variedades de trigo para obter cereais previamente encomendados pela indústria alimentícia. As novas variedades teriam que possuir o tamanho certo para as máquinas colheitadeiras, maior elasticidade da massa, resistência a pragas, aumento significativo da produtividade etc. Os experimentos foram um sucesso tão grande que o geneticista foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz.

De acordo ainda com o autor, essas transformações foram nocivas para a saúde dos consumidores, pois mexeram em três nutrientes do trigo: nas proteínas aglutinina e gliadina, e num amido. Este é absorvido muito rapidamente pelo organismo, motivo de causar sérios danos ao organismo e ser a explicação do motivo de o amido de trigo ser processado em velocidade muito maior que o da batata, por exemplo.

O glúten também teria sofrido modificações significativas com os experimentos genéticos e por isso deve ser evitado com receitas alternativas que o próprio livro disponibiliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário