Se sentir insignifante perto do Universo faz de você uma pessoa melhor

O que somos nós, seres humanos, diante de todo o Universo? Qual a nossa relevância em meio a um céu repleto de estrelas? Se sua resposta é de que a humanidade é insignificante nesses casos, então você é uma pessoa melhor.

Quem diz isso é uma pesquisa comandada pela American Psychological Association, dos Estados Unidos. Segundo o estudo, as pessoas que são tomadas por esse sentimento de insignificância perante o Universo são mais educadas e generosas.

“Nossa investigação indica que o sentimento, embora muitas vezes efêmero e difícil de descrever, possui uma função social vital para as pessoas. Por conta disso a criação desse tipo de estudo se faz completamente necessário”, afirmou o líder da pesquisa, Paul Piff.

A pesquisa indica que o principal fator levado em conta é a diminuição do próprio ego. Segundo o estudo, pessoas que acreditam serem insignificantes perante o Universo têm mais noção no sentido de abrirem mão do interesse próprio em nome de melhores condições para os outros.

Para realizar a pesquisa, Piff e sua equipe submeteram voluntários a diversas imagens relacionadas diretamente ao planeta Terra. Na sequência, questionaram as pessoas de modo a medir seu comportamento ético e generosidade.

“Quando as pessoas vivenciam situação desse tipo, elas realmente querem compartilhar aquela experiência com outras pessoas, sugerindo que o sentimento em questão tem um componente particularmente viral”, explica Piff.

Ou seja, segundo o coordenador do estudo, é possível que ações positivas contaminem o mundo. Assim sendo, uma boa ação isolada nunca seria isolada a partir do momento que outras pessoas, participando dela ou não, teriam a chance de fazer algo melhor em suas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário