A verdade sobre dietas anti-envelhecimento e desintoxicações

Seja sincero: Carnívoro oficial, ou vegano para sempre?

Ambas as dietas têm seus defensores, de acordo com David Katz, o diretor do Centro de Pesquisa e Prevenção de Yale-Griffin, em Connecticut. Foi com ele que descobrimos os segredos sobre o que comer para continuar com aparência jovem e esbelta. Quais são os melhores alimentos para ingerir para parecer mais jovem? “Se o seu alimento é altamente processado e não lembra nada que possa ser encontrado na natureza, não o consuma. Isso inclui gordura trans, químicos em alimentos processados e um excesso de açúcar, tudo isso causando danos nas células, inflamação e acúmulo de gordura em lugares perigosos, como no fígado.”

Se você pudesse eliminar para sempre um alimento do mundo, o que você eliminaria? “Refrigerantes. Não há nada de bom neles.”

Alguma dieta é mais saudável e recomendada que outras? “Michael Pollan capturou bem isso quando ele disse: ‘Comam comida. Não comam em excesso. Comam principalmente plantas.’ Se isso é a dieta mediterrânea, de estilo asiático, vegana ou vegetariana, tudo isso são variações desse tema, e vão contribuir para uma vida mais longa e vigorosa.”


Alguma dieta é mais fácil de seguir que outras? “Muitos veganos seguem essa dieta por razões éticas que vão muito além de sua própria saúde e isso parece os manter motivados. Outra opção relativamente fácil é a dieta mediterrânea, com ênfase em nozes, abacate, azeite de oliva, cereais integrais, feijão, lentilhas e vegetais. Também dá para consumir carne magra, não processada.”

O que você pensa dos superalimentos? Um excesso de propaganda. Se você comer açaí no contexto de uma dieta que no restante não presta, isso não vai resolver nada. E se você tem uma dieta muito saudável, que não inclui açaí, você não vai precisar dele.”

Uma desintoxicação ajuda em alguma coisa? “É bom checar periodicamente a realidade sobre o que você está consumindo, e uma cleanse ou detox pode forçar uma pessoa a pensar melhor. Mas o organismo já é uma maravilha da desintoxicação. O fígado é um desintoxicante fenomenal e os rins não ficam muito atrás. A melhor maneira de desintoxicar o corpo é cuidar de seus órgãos vitais ao consumir bons alimentos, fazer exercício moderado, não fumar, fazer questão de beber pouco álcool e dormir o suficiente.”

O que mais nos mantém jovens? “A lista é curtinha: Não fume, coma menos, durma bem, faça exercícios com regularidade, cuide do estresse e depois algo que é crucial - esteja num relacionamento onde há amor. Se você vai tirar dois a três dias para desintoxicar, esqueça sucos ou smoothies. Primeiro, conserte os problemas nos relacionamentos que são importantes para você, trabalhando com seus amigos e pessoas que você ama. Existem provas excelentes de que os relacionamentos sociais são uma boa defesa contra o envelhecimento prematuro.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário