Concordância entre verbos e o pronome se

Neste texto destacaremos um assunto importante, em se tratando dos fatos que norteiam os estudos gramaticais. Caso você possua dúvidas, algumas dicas poderão ajudá-lo (a) a superar tais obstáculos, de modo a ampliar ainda mais sua competência linguística, mais especificamente se referindo à modalidade escrita da linguagem. Nesse sentido, eis algumas dicas, com o propósito de abordar um importante assunto relacionado à “concordância verbal”, tendo como peças-chave os verbos e o pronome “se”.
Primeiramente, você deve se atentar a duas circunstâncias básicas: o pronome em questão atua como pronome apassivador e como índice de indeterminação do sujeito. Analisemos, pois, ambos os casos:
Pronome apassivador
Em algumas circunstâncias, o pronome em questão acompanha verbos transitivos diretos, ou seja, aqueles cujos complementos não se apresentam acompanhados de preposição. Vejamos um exemplo:
Consertam-se calçados.
O termo em destaque atua como complemento de um verbo transitivo direto (consertar), representando, portanto, o objeto direto.
Seguindo essa linha de raciocínio, em se tratando da voz expressa, essa se demarca pela voz passiva sintética. Dessa forma, atendo-nos ao propósito de transformá-la para a voz passiva analítica, obteremos como resultado:
Calçados são consertados. Assim, constatamos a evidente concordância que se dá entre o sujeito (calçados) e o verbo (consertar).  

Eis aí a circunstância em que o pronome “se” atua como tal, fazendo-se necessária a concordância verbal adequada.
Índice de indeterminação do sujeito
No intuito de checar as características que demarcam o fato em questão, veja dois exemplos, expostos a seguir:
Precisa-se de costureiras experientes.
Vive-se tranquilamente neste lugar.
Em ambos os casos, o verbo permaneceu na terceira pessoa do singular, dados os motivos em evidência, respectivamente expressos:
No primeiro enunciado, temos um verbo transitivo indireto (precisar), pois quem precisa, precisa de alguém ou de algo. Nesse sentido, o objeto indireto é representado por “de costureiras experientes”.
No segundo, presenciamos um verbo intransitivo, cuja característica principal é ser dotado de sentido completo, ou seja, não depende de nenhum termo. Razões essas que fazem com que o pronome “se” atue como índice de indeterminação do sujeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário