Hitler falhou em plano que mataria Churchill, Stalin e Roosevelt ao mesmo tempo

(Reprodução/Mental Floss)
Ver as imagens
(Reprodução/Mental Floss)
A abertura do livro 'Operação Long Jump' leva os leitores para dentro de um encontro entre Franklin Roosevelt, Joseph Stalin, e Winston Churchill, realizado na embaixada britânica no Teerã, em 1943. O objetivo da cúpula era descobrir uma forma de como livrar o mundo de Adolf Hitler. No entanto, antes que o trio de líderes e de seus altos assessores militares pudessem desenvolver um plano aceitável para ganhar a guerra, assassinos nazistas entrariam na sala, com ordens do genocida assassinariam os três mais poderosos dos exércitos do mundo.
As mortes não aconteceram, mas o plano de Hitler sim. Depois de saber quando e onde a reunião aconteceria, o austríaco definiu um plano para matar todos em uma só jogada. No entanto, graças a um agente duplo suíço, as Forças Aliadas não foram destruídas. A história foi muito bem contada na não ficção que tem como autor Bill Yenne.
 
Durante a Segunda Guerra Mundial, os chefes de Estado estavam em estado de alerta para tentativas de assassinato. Hitler, é claro, estava na mira de todos. (Até mesmo o Papa queria matá-lo.).Com essas ameaças em mente, Teerã foi acordado como um local de encontro relativamente neutro. Stalin não queria viajar para longe de a União Soviética, além de ter medo de voar. Apesar de Churchill e Roosevelt não estarem interessados na localização, após longas negociações, tornou-se óbvio que era Teerã ou em lugar nenhum. E, no entanto, a história complicada do país Teerã deixou crivados espiões de todos os cantos do mundo.


Neste contexto, um socialite suíço e empresário que se especializou em comércio internacional, salvou a vida do trio de aliados. Ernst Merser foi recrutado tanto pelo exército alemão quanto pelo britânico, e se tornou um agente duplo que respondia aos interesses do Reino Unido. Sua capacidade de falar várias línguas e cidadania "neutra" colaboraram.

A operação Long Jump foi concebida pelos alemães depois de uma reunião entre Churchill e Roosevelt em Casablanca, em1943. Se os líderes se encontrassem novamente, espiões alemães sentiram que poderiam tomar uma ação para erradicá-los.

A chance finalmente chegou quando a inteligência alemã descobriu que Roosevelt, Churchill e Stalin iriam se encontrar em algum lugar no Oriente Médio. Eles finalmente localizaram Teerã, e as rodas para o enredo foram postas em movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário