Uma pequena mudança de pensamento pode mudar sua maneira de encarar o mundo.

Então, eu estava muito animado para conversar com um dos principais psicólogos no campo da neurociência atual, Rick Hanson, PhD, que tem escrito vários best-sellers sobre como programar nossos cérebros para pensar e sentir de uma forma mais positiva.

Durante nossa conversa, fiz várias perguntas relacionadas às minhas próprias experiências com a inteligência emocional, o pensamento positivo e o poder que nós temos de abandonar padrões de pensamento e emoções negativas. Tudo que Rick compartilhou comigo, confirmou minha própria experiência e aquilo que aprendi com outros especialistas.

O que eu mais gostei de aprender com Rick, foi a importância de relaxar e aproveitar conscientemente os bons momentos, pois isso ajuda a reforçar padrões positivos em nosso cérebro. Ele explicou que uma das mudanças mais fáceis, é reconhecer todas as coisas que acontecem durante o nosso dia, não apenas as ruins.

Pode parecer óbvio, mas pense nisso por um momento: Com que frequência você recebe 50 e-mails positivos durante um dia de trabalho, confirmando que seu desempenho está sendo reconhecido, mas só se lembra daquele que fala sobre um erro que você cometeu?

A frase favorita de Rick para explicar a importância de reconhecer os aspectos positivos dos nossos dias é “neurônios que disparam unidos permanecem unidos”.

Essencialmente, ele explica que quando pensamos positivo (por exemplo, “Nossa, meu cabelo está ótimo hoje”), estamos usando os neurônios que incitam a positividade em nosso cérebro — é como construir uma estrada que permanecerá aberta e pronta para receber mais pensamentos positivos. O inverso também é verdadeiro: se pensarmos negativo constantemente, este ciclo criará uma abertura maior em nosso cérebro para receber ainda mais negatividade.

Então, antes de descartar o poder do pensamento positivo, lembre-se de que não custa nada e quase não leva tempo, fazer algumas declarações positivas todos os dias. A ciência diz que o efeito disso durará mais do que o pensamento em si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário