Categorias de gênero, número e grau dos nomes


Basta você recorrer à sua gramática que tão logo encontrará algumas palavrinhas, tais como: gênero, número e grau. Ora, é simples, elas representam as flexões daquelas classes gramaticais das quais já temos conhecimento. Flexões quer dizer mudanças. Mas como elas se dão?

Pois é exatamente sobre esse assunto que vamos tratar a partir de agora, ou seja, conhecermos um pouco mais acerca do significado das três palavrinhas: gênero, número e grau. Disposto (a), então?

Gênero, número e grau e as classes gramaticais
Gênero, número e grau e as classes gramaticais


Gênero

Várias são as palavras da língua portuguesa que podem ser expressas tanto na forma masculina quanto na forma feminina, como por exemplo:

garoto – garota
cão – cadela...

Há aquelas também que apenas um artigo demarca o masculino e o feminino, como é o caso de:

o artista – a artista...

Lembra-se daquelas que usamos somente macho e fêmea? Vamos citar um exemplo?

jacaré macho – jacaré fêmea...

Pois bem, estamos tratando do gênero das palavras, ou seja, do masculino e do feminino.

Número

Como você sabe, muitas delas podem ser pronunciadas no singular, mas também podem ser pluralizadas, como é o caso de:

menino – meninos
livro – livros

Algumas, basta acrescentarmos o “s”, como essas do exemplo, outras temos que acrescentar a terminação “-ães”, como é o que ocorre em pães; em outras, a terminação “-ões”, como em balões, e por aí vai.

Como pôde perceber, a flexão de número diz respeito ao singular e ao plural.

Grau

Grande, pequeno, mais, menos, tão, quanto... todas essa palavras pertencem a uma flexão: a de gênero, relativa ao aumentativo e ao diminutivo, como também à intensidade em que pode ser expressa uma determinada palavra. Quando falamos em intensidade, podemos pensar em tamanho mesmo, ou seja: existe o grande, assim como existe o pequeno. Existe uma qualidade mais inferior, assim como existe aquela considerada superior. Por isso temos:

Casa – casarão – casebre

Mais alto – menos alto – tão alto quanto...

Assim, por meio de tudo o que aprendemos, vale a pena retomar alguns conceitos: gênero, número e grau são as flexões que recebem as palavras, entre elas os substantivos, os adjetivos, os numerais, entre outras classes.

Fonte http://www.escolakids.com/genero-numero-e-grau.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário