Buraco negro gigante habita centro de galáxia anã ultracompacta

Um buraco negro supermaciço, de massa equivalente a 21 milhões de vezes a do Sol, foi descoberto no centro de uma galáxia anã ultracompacta chamada M60-UCD1, revelou nesta quarta-feira uma equipe internacional de astrônomos na revista Nature.

"Este é o menor objeto mais brilhante conhecido a ter um buraco negro supermaciço", declarou Anil Seth, principal autor do estudo.

Esta descoberta sugere que muitas outras galáxias anãs ultracompactas também podem conter buracos negros supermaciços, o que, portanto, seria mais comum do que se pensava anteriormente.

Os buracos negros supermaciços têm mais de um milhão de vezes a massa do nosso Sol.

O buraco negro encontrado no centro da galáxia M60-UCD1 graças ao observatório astronômico Gemini e ao telescópio espacial Hubble, tem uma massa equivalente a 21 milhões de massas solares. Ela representa 15% da massa total da galáxia que abriga (140 milhões de vezes a do Sol).

Em comparação, o buraco negro supermaciço no centro da nossa galáxia, a Via Láctea, tem uma massa cinco vezes menor, o equivalente a 4 milhões de vezes a do Sol. Ou seja, menos de 0,01% da massa total da Via Láctea, estimada em 50 bilhões de vezes a do Sol.

Fonte site AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário