Sinais de pontuação

Muitas pessoas não dão o devido valor à acentuação, acham que não há problemas em se esquecer uma vírgula, um ponto final ou um parênteses ou simplesmente ignoram os sinais.
No entanto, uma vírgula ou um ponto pode mudar todo o sentido de uma única oração. Observe: Eu ir lá claro que não.
Agora veja: Eu, ir lá? Claro que não!
Como se pode observar na última oração acima, a acentuação acompanha nossa fala, nossa entonação. Dessa forma, fica possível perceber as pausas feitas pelo falante, a fim de demonstrar com clareza o que e como quer dizer algo. Por exemplo: você dá parabéns a uma pessoa dessa forma: Parabéns. Desejo felicidades. , com o uso de ponto final na entonação, igual um robô?

 
Creio que não, pois queremos transmitir alegria nas felicitações, e o mais certo nessa ocasião é abusar do sinal gráfico que representa esse sentimento de euforia: o ponto de exclamação (!). Assim: Parabéns! Muitas felicidades! Fica bem melhor, não é?
Logo, a acentuação faz parte da nossa linguagem falada e escrita, e é imprescindível saber como usá-la corretamente!
Nesta seção você vai ficar sabendo como e quando usar cada um dos sinais de pontuação: vírgula, ponto-final, ponto de interrogação, ponto de exclamação, ponto e vírgula, dois-pontos, aspas, reticências, parênteses e travessão. É só clicar!
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Fonte site Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário