Por que você se depila: escolha ou imposição?


Vou contar um segredo para vocês: mulheres têm pelos. Eles nascem com a gente, naturalmente, e quando você vê, estão ali. Com algumas de nós isso acontece mais cedo, com outras, mais tarde. Mas a questão é de sempre acontece. E aí chega o momento de uma decisão importantíssima: devo me depilar?


Quando você ainda é criança e você se dá conta de que tem pernas peludas, diferentes de todas as mulheres adultas que você admira, não é fácil. Mas nem sempre sua mãe permite que você a depile e é necessário conviver com aquilo por um tempo. É um castigo ou sua mãe está forçando uma reflexão? Nem um, em outro, mas já que falamos em reflexão, oHairy Legs Club está aí para isso.
A ideia do Tumblr é que mulheres do mundo todo posso mostrar que nem todo mundo quer ter o corpo depilado. Pense bem: uma cera quente é jogada sobre você e depois puxada, arrancando parte do seu corpo. Bizarro, né? Pois é o que muitas mulheres vivenciam mensalmente – ou a cada intervalo de tempo ainda menor.
Ninguém está dizendo que se depilar é errado. Você pode fazer o que achar melhor. A intenção é apenas lembrar que mulheres nascem com pelos e que essa luta por fazer de conta que somos todas lisinhas, como o bumbum de um bebê, é loucura. É tudo uma questão de padrões de beleza e de necessidade de mercado – ou você esquece quando ganha a indústria com as mulheres odiando seu corpo?
Além disso, como tudo é uma escolha, você pode decidir continuar desenhando a sobrancelha e não depilar as axilas. Ou as pernas. Ou a virilha. Você pode fazer a combinação que quiser. Ou depilar tudo. Ou não depilar nada. Ou fazer desenhos incríveis com seus pelos. O corpo é seu, fique a vontade.
Ilustração de Carol Rossetti: ame quem você é!Ilustração de Carol Rossetti: ame quem você é!Só tem uma coisa que não pode: maltratar a si mesma. Isso não pode. A gente precisa se amar, se respeitar e conhecer nossos limites. A gente não precisa ser como alguém disse que é o certo: temos que ser nós mesmas. Com ou sem pelos.
"Ah, mas os homens não gostam", diria uma pessoa mais exaltada. E a única coisa que posso fazer é devolver outra pergunta: você vive de acordo com o que você gosta ou com o que eles gostam? A função da mulher, neste belo planeta, não é agradar o olhar ou o desejo do outro. Somos muito mais do que isso.
A reflexão que o Tumblr quer que as mulheres tenham é: por que eu me depilo? É por que me sinto melhor? Ou por que alguém disse que eu me sentiria melhor? É por medo de não pertencer à sociedade? Quanto mais a gente lê, mais descontrói o que nos foi imposto e aceita quem somos, mais felizes somos. E aí, podemos fazer nossas próprias escolhas, de acordo com nossos desejos. A melhor maneira de conhecer a si mesma é estando livre. Liberte-se!

Você tem alguma dúvida sobre sexo? Manda para mim no preliminarescomcarol@yahoo.com.br e siga-me no Twitter (@carolpatrocinio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário