Operações Aritméticas - Divisão


A divisão é a operação aritmética que permite identificar quantas vezes um número, chamado divisor, está contido em outro número chamado dividendo.

Por exemplo, a divisão de 12 por 4 nos permite identificar que o 4 está contido 3 vezes no número 12, ou seja, 12 é igual a 4 + 4 + 4.

Utilizamos os símbolos ou como o operador da operação de divisão. Assim sendo podemos expressar a divisão de 12 por 4 como 12  4 ou como 12  4.


A divisão de 12 por 4 dá exatamente 3, pois não sobra nada, o resto da divisão é zero, por isto a divisão é exata. A divisão de 13 por 4 também dá 3, mas desta vez a divisão não é exata, pois há um resto de 1, ou seja, 13 é igual a 4 + 4 + 4 + 1.

A Divisão é realizada separando-se blocos de algarismos no dividendo, da esquerda para direita, até formar um número que seja igual ou maior que o divisor. Neste ponto dividimos este dividendo parcial pelo divisor e o resultado, que irá possuir apenas um dígito, será colocado no quociente da divisão, abaixo da chave. Multiplicamos então este algarismo do quociente pelo divisor e subtraímos este produto do dividendo parcial, colocando o resto abaixo do mesmo.

Baixamos um a um os próximos algarismos do dividendo que ainda não foram utilizados, até que juntos com o resto do passo anterior formem um número que seja maior ou igual ao divisor. Cada vez que baixamos um número e não conseguimos obter um dividendo parcial maior ou igual ao divisor, devemos colocar um zero à direita do quociente. Dividimos este dividendo parcial pelo divisor e o dígito resultante será novamente colocado no quociente da divisão, à direita do dígito colocado anteriormente. Novamente multiplicamos este algarismo do quociente pelo divisor e subtraímos este produto do dividendo parcial, colocando o resto abaixo do próprio dividendo parcial. A partir daí continuamos com este procedimento até que tenhamos realizado a divisão tendo baixado todos os dígitos do dividendo.

Fonte site Matemática Didática

Nenhum comentário:

Postar um comentário