Chocolate amargo é melhor até para os dentes


Chocolate amargo possui maior quantidade de cacau e menor de açúcarQuando compramos chocolates são inúmeras as opções nas prateleiras e, muitas vezes, escolhemos pela embalagem, marca ou sabor. Mas qual seria a melhor opção para a nossa saúde geral e bucal?
A melhor escolha é o chocolate amargo, porque possui maior quantidade de cacau e menor de açúcar. O cacau é rico em flavonoides, que tem propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, o que reduz os riscos de doenças cardiovasculares. Já para a saúde bucal, quanto menos açúcar, melhor. O açúcar acelera a atividade bacteriana e aumenta o potencial cariogênico do biofilme, formado sobre os dentes, que é constituído por restos de alimentos e bactérias.
O chocolate branco, ao contrário dos outros, não é feito com a pasta extraída do cacau, e sim com a gordura que se separa dela quando o fruto é prensado. É basicamente composto de manteiga de cacau, leite e açúcar, com muito pouca presença de flavonoides. Pensando apenas na saúde, a primeira opção de escolha deve ser um chocolate amargo, seguido pelo meio-amargo, depois ao leite e por último o branco.
É importante deixar bem claro que independente do tipo de chocolate ou alimento, o correto é sempre higienizar os dentes da maneira correta e, em média, 3 vezes ao dia. Isto, associado à visitas periódicas ao dentista, mantém a saúde bucal em dia. Você pode se deliciar comendo chocolate amargo, branco ou qualquer outro tipo, desde que com moderação e sem nunca deixar de escovar os dentes.
Dr. Alexandre Morita (CROSP 70.644) é cirurgião dentista especialista em estética dental. Clique aqui para conhecer melhor o trabalho dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário